quinta-feira, 26 de julho de 2007

MERCADOS - INTRODUÇÃO


PROCESSO DE FORMAÇÃO DE POUPANÇA-INVESTIMENTO




Em uma economia, ao analisarmos os fatores que compõem o processo de formação da Renda, concluímos que todo esse sistema se origina pelas necessidades que o homem tem de sobrevivência e bem-estar.




Como definição econômica:




RENDA: - É a remuneração dos fatores de produção.




Os três principais fatores de produção são:


TERRA, CAPITAL e TRABALHO.




As remunerações desses fatores são:


TERRA ............... Aluguel


CAPITAL ............. Juros


TRABALHO............. Salário




Com o somatório das remunerações (Renda = Aluguel + Juros + Salários), podemos definir que a RENDA = PRODUTO. O total da Renda tem que ser igual ao total do Produto.




Depois de estudarmos as fontes geradoras, ingressaremos nas modalidades de utilização da RENDA.




O pagamento pela aquisição de BENS ou utilização de SERVIÇOS, essenciais às nossas necessidades de sobrevivência, denominamos de CONSUMO.




Ex.: Renda (BEM) e Transportes (SERVIÇOS).




Em uma economia equilibrada, partimos do princípio que a RENDA recebida não é totalmente utilizada para o setor CONSUMO, sendo assim, a RENDA após as despesas de consumo gera um excedente de recursos, o qual chamamos de POUPANÇA.




Ex.: RENDA =100


- CONSUMO = 80


-------------------------


POUPANÇA = 20




Pela operação acima, podemos afirmar que o nível de POUPANÇA está ligado diretamente ao nível da renda e de CONSUMO. Para que ocorra um aumento no nível de POUPANÇA, é necessário que haja ou uma redução de nível de CONSUMO, ou um aumento no nível daRenda.




O nível de POUPANÇA de um país é fundamental, pois implica diretamente no nível de INVESTIMENTO dos agentes econômicos (famílias, empresas e o governo).




Neste caso, podemos definir INVESTIMENTO como sendo a utilização dos recursos da POUPANÇA em atividades produtivas que poderão, no futuro, aumentar a RENDA.




Dentro dessa análise, não podemos deixar de indicar as taxas de juros praticadas na economia como um dos principais fatores na formação da renda e na geração dos recursos da POUPANÇA e INVESTIMENTO.




A variação das taxas de juros é fator determinante do nível de CONSUMO.


Quando as taxas estão elevadas, existe uma tendência de redução do CONSUMO e automática elevação da POUPANÇA, proporcionando assim maiores recursos para o INVESTIMENTO.




Os fluxos a seguir procuram sintetizar o que foi visto na primeira parte do nosso estudo.






Ex.:Analisando-se o esquema anterior, verificamos que a Renda fornecida pelo sistema de produção é heterogênea, ou seja, temos agentes econômicos SUPERAVITÁRIOS (que têm excedente de Renda, porque a Renda é maior do que o CONSUMO e, assim, dispõem de POUPANÇA) e agentes econômicos DEFICITÁRIOS ( que não dispõem de excedentes de renda porque o CONSUMO é igual ou maior do que a RENDA) que necessitam de CRÉDITO para complementar suas necessidades de consumo.As unidades econômicas superavitárias desejarão aplicar suas POUPANÇAS para maximizar seus ganhos e uma das alternativas de realiza-lo é recorrer ao MERCADO FINANCEIRO, investindo suas economias em títulos para receber um ganho ao final de um determinado período. Esta oferta de fundos por parte do Superavitário irá financiar o Deficitário, que recorrerá ao MERCADO FINANCEIRO solicitando crédito para complementar sua RENDA, e atender sua necessidade de CONSUMO.Assim podemos afirmar que o MERCADO FINANCEIRO transfere as POUPANÇAS das unidades econômicas SUPERAVITÁRIAS para as unidades econômicas DEFICITÁRIAS. Essa transferência dará origem ao que o Mercado Financeiro denomina de "SPREAD", que é diferença entre a taxa de captação dos recursos e a taxa de empréstimos desses recursos.O "SPREAD" é a remuneração do intermediário financeiro como pagamento do serviço prestado.




Para concluir, podemos afirmar que o MERCADO FINANCEIRO é o conjunto de todas as Instituições Financeiras que captam poupança e concedem crédito.O Mercado financeiro se subdivide em quatro mercados:


CRÉDITO, CAPITAIS, CAMBIAL e MONETÁRIO, cada qual com características próprias, como veremos a seguir:




Antes de classificarmos os quatro mercados citados, devemos Ter um critério para podermos diferenciá-los. Assim, introduziremos como variáveis o Prazo da Operação, o Tipo da Operação e o Intermediário Financeiro que caracterizam cada um deles: