terça-feira, 28 de agosto de 2007

Políticas Econômicas - Objetivos e Instrumentos




Política Monetária:



Depósito Compulsório:


É o percentual incidente sobre os depósitos captados pelos bancos comerciais. Tal percentual é definido pelo Bacen e o montante calculado é recolhido pelos bancos àquela instituição.




Open Market:
O open market é um mercado secundário de títulos públicos, privado das instituições financeiras, no qual ocorre a troca de reservas bancárias.




Operações de Redesconto:
Operações de redesconto se traduzem na assistência creditícia prestada pelo Bacen aos bancos, para suprir eventuais dificuldades de caixa





Política Fiscal:



Dívida Pública:
Quando a arrecadação do governo não for suficiente para cobrir as despesas o Governo (Tesouro Nacional) deverá emitir títulos públicos para financiar o déficit.
Estes títulos poderão ser colocados para o setor privado interno ou externo e/ou podem ser vendidos para o Bacen, que para efetuar a compra deverá emitir moeda.
Pode ocorrer que para colocar estes títulos no mercado privado e torná-los atraentes ao público o governo necessite oferecer taxas de juros mais altas, causando elevação das mesmas e na estrutura de custos das empresas, podendo resultar em elevação do nível geral dos preços (inflação).






Política Cambial:




É formada por um conjunto de normas e regras que busca controlar o mercado cambial. Está fundamentalmente baseada na administração das taxas de câmbio e no controle das operações cambiais.




CUPON CAMBIAL – Remuneração efetiva dos dólares convertida em reais aplicados no mercado financeiro brasileiro.




Regimes Cambiais:
Câmbio fixo: Nesse regime a autoridade monetária compra e vende moeda estrangeira – tendo seu valor fixado – na medida em que o mercado ofertar e demandar comprometendo, assim a execução da política monetária.

Câmbio Flutuante: É o regime no qual as taxas acompanham livremente as oscilações, de acordo com a oferta e a procura de moeda extrangeira no mercado, sendo que o Bacen atua nas duas pontas – comprando ou vendendo – de acordo com os interesses econômicos de cada momento.

Câmbio Misto: Trata-se de uma mescla dos regimes anteriores